Instituto Ação Verde: 15 anos de história!

O Instituto Ação Verde completa quinze anos de existência, em 15 de agosto, apresentando novas plataformas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. A instituição, que é mantida pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado De Mato Grosso (Aprosoja) e Sindicato das Indústrias de Bionergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), tem investido, ao longo desse tempo, em tecnologia e inovação para manter e ajudar na preservação ambiental.

Entre as novidades está a Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso (PNBSAE), que trata do tema do Carbono, implantando um programa para atender demandas no estado, no Brasil e em qualquer outro país interessado. Trata-se de uma plataforma pela qual o produtor pode comercializar os créditos de carbono, ou seja, uma forma de facilitar o acesso a esse mercado.

Outra inovação que acaba de ser anunciada é o projeto Inova CPR (Cédula de Produto Rural – CPR Verde) que consiste basicamente em um título de crédito destinado a financiar atividades de reflorestamento e manutenção de vegetação nativa em propriedades rurais.

Além disso, atualizou o Mapa do CAR, um sistema de desenho de mapa para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que funciona em nuvem na internet, operado 100% por navegador web, com conjunto completo de ferramentas de desenho técnico. Oferece diversas bases geográficas e imagens de satélite como referência.

O presidente do Instituto, Adilson Ruiz, destaca que a iniciativa possui inúmeras ações em desenvolvimento e outras já implantadas. “Tudo isso foi pensado em função do setor produtivo de Mato Grosso e do Brasil, buscamos promover o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva primária”.

“Ao longo desses 15 anos, o Instituto provou que é possível, por meio de ações concretas, suportar uma economia verde, cada vez mais interessante no contexto mundial de descarbonização e de evolução de técnicas produtivas com o que nós temos de vocação natural no estado”, pontua o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, destacando que as ações promoveram, além de recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento sustentável em todas as regiões.

Fernando Cadore, presidente da Aprosoja, lembra que o Instituto Ação Verde ajuda a divulgar as boas práticas sustentáveis aplicadas pelo setor no estado e no Brasil. “Nosso país produz com mais sustentabilidade do que em qualquer outro lugar do mundo e o Instituto tem papel fundamental para dar visibilidade a essas ações e ao setor produtivo, e desmistificar narrativas de inverdades”.

Já o presidente do Sindalcool, Silvio Rangel, que o papel é conciliar o crescimento econômico com o desenvolvimento sustentável. “O Sindalcool tem orgulho de ser um dos mantenedores do Ação Verde, pois entende que a sustentabilidade é o pilar da economia moderna. Parabéns pelos 15 anos de muito trabalho”.

Para os gestores, a existência do Instituto apoia indústrias e empresas de outros segmentos que precisam avançar em um mundo onde o desenvolvimento sustentável e as boas práticas produtivas, cada vez mais, são observadas pelos mercados consumidores.

 

Projetos desenvolvidos

O Instituto Ação Verde também desenvolve iniciativas como o projeto Verde Novo para recuperação e preservação de matas ciliares e dos principais rios de Mato Grosso, trazendo benefícios não só aos ecossistemas locais, mas também à população.

O Educação Verde propõe ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirir consciência, conhecimento e comportamento ambiental, assim como contribuir para a consolidação do processo de educação ambiental enquanto política pública por meio de ações coletivas organizadas em instituições de ensino.

Recentemente, a organização atualizou o sistema Mapa do Car – iniciativa para aprimorar a qualidade dos mapas de propriedades rurais para o Cadastro Ambiental Rural, com o objetivo de aumentar o nível de aprovação desses mapas no sistema SIMCAR da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso.

 

Deixar uma resposta